Itália aqui vou eu !!!

Partida: Ribeirão Preto – SP

Destino: Verona – Itália

Período: 07 á 24 de Julho de 2010.

No Aeroporto de Ribeirão Preto

No Aeroporto de Ribeirão Preto

Embarcamos no dia 07 de Julho no aeroporto de Ribeirão Preto rumo ao aeroporto internacional de Guarulhos. Compramos nossas passagens com antecedência pela Lufthansa, tentamos outras companhias, mas não estavam com os preços competitivos.

Dicas da Dulce: Fizemos busca por passagens pela internet através do site Decolar e depois diretamente pelos sites das companhias aéreas (TAM, Ibéria, Alitalia, entre outras). No caso da Lufthansa fiz a busca pelo site, mas realizei a compra pelo Televendas, já que no site não é possível usar duas formas de pagamento diferentes. Ex: transferência bancária e cartão de crédito. Se usar apenas uma forma de pagamento, aconselho a compra pelo site, pois além da praticidade o valor também fica mais em conta (venda pelo telefone tem taxas que pelo site não tem).

Em São Paulo fizemos o Check-in (as malas vão direto para o destino final) e embarcamos sem atrasos. Para nossa feliz surpresa ficamos na “Business Class” mesmo tendo comprado assentos na classe econômica. A viagem foi longa, mas prazerosa afinal estávamos numa ansiedade só.

Dentro do avião Lufthansa

Dicas da Dulce: No interior da aeronave é muito frio, já que o ar condicionado fica ligado continuamente. Eles fornecem cobertinhas, mas não resolve muito.  Aconselho levar um agasalho e meias bem quentinhas. Eu fui agasalhada e mesmo assim senti muito frio.

Aproveito essa ressalva para falar sobre como se vestir para viagens aéreas longas:

Confesso que me senti um pouco decepcionada pelo modo como as pessoas se vestem dentro de um avião para viagens longas, com exceção dos comissários(as) impecáveis. Tive a nítida impressão que alguns passageiros fizeram do vôo uma extensão de suas casas… Chinelos, roupas de ginástica, roupas com aspecto de pijama, roupas cavadas, chulé! Lembrei imediatamente do capítulo sobre viagens do livro Alô Chics da Gloria Kalil, que trata exatamente desse assunto.

Passar horas no avião sentado em lugares pouco confortáveis não é nada fácil, queremos precisamos nós sentir confortáveis, mas para tudo existe um bom senso. Vista-se de maneira confortável e adequada para estar num ambiente com várias pessoas estranhas e principalmente ao lado delas durante horas. Ah! e não se esqueça de um bom banho, perfume agradável e talquinho nos pés… (please, rs)

Deixo aqui algumas dicas de looks confortáveis e chics para viajar:

byMK - Rede Social de Moda: Look para viagens longas 1 (Feminino)

byMK - Rede Social de Moda: Looks para Viagens longas (Masculino)

byMK - Rede Social de Moda: Look para Viagens Longas 2 (Feminino)

Chegamos com pontualidade no aeroporto de Munique – Alemanha (Franz Josef Strauss). Logo de cara já me surpreendi com o aeroporto: linhas retas, tudo branco, claro, iluminado. Muitas paredes de vidros e estranhamente poucas pessoas. Após andar um pouco entre corredores que faziam zig-zag muito bem sinalizados, entendi o porquê de poucas pessoas. O aeroporto é muito amplo, vários portões de embarque, espaçoso, então por mais pessoas que estejam circulando a sensação que se tem é que está vazio.

O Brasil clama por um aeroporto como aquele.

Antes da viagem estávamos preocupados com a chegada no aeroporto de Munique, devido ao controle da imigração, ao idioma, nossa conexão, etc.

Em relação à imigração tínhamos receio por ficar todo o período da viagem em casa de parente, o que “de cara” não é muito favorável. Tomamos várias providências antes da viagem para não ter problemas nesse momento.

Dicas da Dulce: Fiz busca em diversos sites e blogs para obter informações úteis sobre a imigração na Alemanha e na Itália. Dentre tantos encontrei  esse aqui.

As dicas desse blog foram valiosas, lá encontrei informações e arquivos em pdf sobre os seguintes assuntos:

Através desses arquivos tirei todas as minhas dúvidas e providenciei o necessário.

Com todos os documentos em mãos passamos sem problemas pela imigração. Então seguimos até o portão de embarque indicado. Felizmente o aeroporto é muito bem sinalizado e auto-explicativo… rs Conseguimos fazer nossa conexão para Verona sem problemas.

Dicas da Dulce: Um item imprescindível para viagens longas é a bagagem de mão, darei algumas dicas do que levar e como levar, já que nos aeroportos a segurança está cada vez mais rigorosa devido aos ataques terroristas.

A quantidade e o peso da bagagem de mão costumam variar de companhia para companhia e também de acordo com o destino. Mas essa dúvida pode ser facilmente sanada acessando o site da companhia aérea que você escolheu para sua viagem.

No caso da minha o limite era de 01 volume de no máximo 08 quilos para cada passageiro. O volume não pode exceder as medidas de 55x40x20cm.

Outra observação importante é a quantidade de produtos líquidos ou em gel que podem ser levados na bagagem de mão, ambos não podem exceder 100 ml. E devem ser levados em sacos plásticos transparentes de no máximo 01 litro com fechamento, (tipo saquinhos para comida congelada com zip) facilmente encontrados em empresas que trabalham com embalagens ou produtos descartáveis.

O que eu aconselho a levar na bagagem de mão são os seguintes itens:

*Um kit com frasquinhos pequenos de shampoo, condicionador (no máximo 100 ml de cada);

*Um mini sabonete e desodorante;

*Pasta de dentes ou enxaguante bucal, fio dental e escova pequena;

*Toalha pequena e lenços umidecidos;

*Uma troca de roupa íntima;

Pente ou escova para cabelos;

Um par de meias grossas;

Medicamentos contra: dor de cabeça, enjôo, alergias, febre, de uso continuo, curativos tipo band-aid, etc. (em pouca quantidade apenas para o uso durante o vôo ou em caso de extravio da bagagem);

Documentos pessoais: Passaporte, Documento identidade, carta convite, **seguro de vida ou previdência, Carteira de Habilitação, Carteira de Vacinação, Carteira de Trabalho (para comprovar trabalho no país de origem), Bilhete das passagens aéreas e suas conexões, etc.;

Um guia rápido do idioma do país de destino (se não dominar a língua);

Objetos de valor (dinheiro, jóias, notebooks, máquina fotográfica, celular etc.);

* Se acaso houver atraso nos vôos você pode fazer sua higiene onde estiver.

** Alguns países (como a Itália) exigem seguro saúde do turista para casos de acidentes enquanto estiver no país. Alguns cartões de crédito internacionais oferecem esse seguro incluído nas anuidades, basta entrar em contato com a central de atendimento do seu cartão e obter maiores informações.

Outra opção é obter uma declaração de contribuição da previdência junto a qualquer posto do INSS (caso você seja registrado em carteira), isso só é possível graças a um acordo entre os dois países (Brasil e Itália). Com essa declaração em mãos, em caso de acidentes, você receberá atendimento médico no país.

Chegamos a Verona no aeroporto de Villafranca. Pegamos nossa bagagem e ao sair passamos novamente pelo controle da imigração, e para nossa surpresa nesse aeroporto fomos questionados em detalhes em relação à viagem.

O funcionário veio em nossa direção e iniciou as perguntas em Italiano, mas ao explicarmos que éramos brasileiros passou para o Espanhol. Olhou nossos passaportes e conversou conosco.

  • São Brasileiros?
  • Para onde vão?
  • Estão de Férias?
  • Quantos dias irão ficar?
  • Tem alguém esperando por vocês aqui no aeroporto?

Após responder as perguntas fomos liberados sem problemas. O meu irmão nos aguardava na saída dos desembarques. E enfim chegamos à Itália cheios de ansiedade e felizes da vida.

Nossa viagem continua na próxima semana. Até lá!

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 28 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: